OLÁ! Seja Bem Vindo!

E ae? Beleza?

Seja muito bem vindo à esse humilde espaço, onde falarei BASTANTE (rs) sobre o Robot Framework, que hoje é para mim o framework de Testes de Aceitação (ATDD) mais completos versáteis do mercado na atualidade.

MAS, antes … deixa eu me apresentar né…

Eu sou Vinícius Trindade, mas pode me chamar apenas de “Vini” se quiser. Sou Carioca, casado, pai de um meninão lindo, e louco pelo meu querido Botafogo de Futebol e Regatas. Estou na área de Qualidade de Software a um pouco mais de 13 anos, começando como estagiário de Teste e hoje como Especialista em Qualidade de Software.

Eu conheci o Robot Framework em uma palestra do Ministry of Testing que rolou no Rio de Janeiro, se não me falha a memória em 2017. Naquela época, eu já estava criando automações usando Ruby, e estava ligeiramente satisfeito com o que estava conseguindo com ele. Porém, durante a palestra, meus olhos brilharam quando vi a simplicidade rapidez tremenda que era criar um teste usando o Robot Framework e decidi fazer uma comparação migrando os scripts que já tinha criado em Ruby para o Robot Framewok. Foi a decisão mais acertada que tomei. Depois, fiz um curso para entender melhor a estrutura do Robot e após isso comecei a me aprofundar mais e mais, até chegar ao ponto de criar bibliotecas customizadas para que eu pudesse utilizar nos projetos das empresas por onde passei. 

Hoje, o Robot Framework é a minha stack principal para criar automações para qualquer tipo de aplicação, seja APIs, Front Web ou Front Mobile. Nunca automatizei aplicações Desktop, mas se precisasse, Robot neles. Já utilizei o Robot também para validar KafkaBanco de Dados, dentro várias outras coisas… O céu não é um limite para o Robot 

Depois disso tudo, decidi criar esse espaço para compartilhar minhas aventuras com o Robot Framework com vocês. E também tentar guiar vocês que querem conhecer o Robot Framework de uma forma mais profunda.

Bom, é isso!

Espero que curtam esse espaço, tanto quanto vou curtir de escrever para vocês!

Valeu e até a próxima!

1 Comment.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *